ACIDENTE DE TRABALHO

Um acidente no trabalho gera prejuízo moral, financeiro e emocional, tanto para o colaborador quanto para o empregador

Assista ao vídeo e entenda:

O apoio de um advogado especialista pode ser indispensável para tratar seu caso com o maior zelo e transparência necessários.

ENTENDA O QUE PODE ACONTECER EM CASOS ENVOLVENDO ACIDENTE DE TRABALHO

Para o empregado: seus direitos

  •  Auxílio-doença acidentário: benefício do INSS para quem precisa se afastar por mais de 15 dias.
  • Estabilidade no emprego: após o retorno, tem direito a permanecer no cargo por, pelo menos, 12 meses.
  • Indenização por danos morais e materiais: se houver culpa da empresa, pode buscar reparação que pode chegar a centenas de milhares de reais.
  • Reabilitação profissional: caso tenha limitações para voltar à função anterior.
  • Pensão vitalícia das sequelas do acidente: se houver perda permanente da capacidade de trabalho, a empresa pode ser obrigada a pagar uma indenização mensal.
  • Afastamento remunerado: o trabalhador não pode ficar sem renda enquanto estiver afastado.
  • Benefícios do INSS: além do auxílio-doença acidentário, existe ainda o auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.
  • Manutenção de convênio médico: o empregado pode ser obrigado a garantir o pagamento até a recuperação do trabalhador.
  • Procedimentos médicos de urgência: a empresa pode ser responsabilizada por cobrir custos médicos imediatos.
  • Tratamento médico até a recuperação: os custos com exames, cirurgias e fisioterapias podem ser cobertos.

Para o empregador: suas responsabilidades

  • Custos com afastamento e substituição: A ausência de um funcionário pode comprometer a operação.

  • Possíveis processos trabalhistas: A empresa pode ser responsabilizada se não cumprir normas de segurança.

  • Aumento do FAP (Fator Acidentário de Prevenção): Mais acidentes podem elevar as alíquotas de contribuição da empresa ao INSS.

  • Fiscalizações e multas: O descumprimento de normas pode gerar autuações e sanções.

  • Manutenção de um ambiente seguro: O empregador deve fornecer EPIs e treinamentos adequados.

  • Cumprimento da legislação trabalhista: A empresa deve seguir todas as normas de segurança do trabalho.

  • Cobertura de custos médicos urgentes: Em caso de acidente, a empresa pode ter que pagar tratamentos iniciais.

  • Possibilidade de indenizações: Se houver negligência comprovada, a empresa pode ser condenada a pagar indenizações.

Quando a prevenção dentro da empresa é insuficiente para a preservação da vida e saúde do colaborador, casos judiciais como estes se tornam os mais comuns:

  • Pedido de indenização por danos morais e estéticos: Ocasionado por sequelas visíveis ou impacto emocional.

  • Requerimento de pensão vitalícia: Em casos de incapacidade permanente.

  • Reclamação por falta de fornecimento de EPIs: Quando a empresa não oferece equipamentos de proteção adequados.

  • Ações por doença ocupacional: Para trabalhadores que desenvolvem doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

  • Descumprimento da estabilidade pós-acidente: Quando o trabalhador é dispensado antes do período garantido por lei.

Conheça agora os impactos do Acidente de Trabalho para o empregado e empregador:

NOSSOS ADVOGADOS ESPECIALISTAS

Dr. Izaias Corrêa Barboza Junior

Advogado sócio do escritório Corrêa Barboza Advocacia, com experiência de 25 anos de atuação como advogado. É também professor de Direito há 21 anos.

Dr. Davi Nascimento

Advogado especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com 15 anos de experiência no ramo.

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